sexta-feira, 25 de julho de 2014

Rondonistas iniciam atividades em Capitão Enéas


260 jovens universitários realizarão oficinas e palestras em 13 municípios da região
 
As equipes de rondonistas da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), do Rio Grande do Sul, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), de São Paulo, chegaram nessa segunda-feira (21) no município de Capitão Enéas, no Norte de Minas, onde serão desenvolvidas as atividades das equipes durante a Operação Catopê.

“Está sendo maravilhoso. A recepção foi calorosa, o que me deixa com as melhores expectativas. Estou muito contente com essa oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos, trocar experiências e conhecer culturas diferentes”, avaliou a estudante de direito da UNICRUZ, Gabriele Marques.

O acolhimento dos moradores foi, segundo a estudante de enfermagem da UNICRUZ, Natana da Rosa, um diferencial. “Fomos bem acolhidos aqui, e a expectativa é a melhor possível, já tem dois anos que venho me preparando para o Projeto, o que me faz sentir bem preparada”, disse.

Nesta terça-feira (22), o grupo realizará a divulgação e inscrição de moradores para as atividades que serão desenvolvidas até o dia 03 de agosto na cidade.

Segundo o coordenador da Operação Catopê, coronel Victorio, “essa movimentação é muito positiva, pois traz alegria para a cidade”.

Capitão Enéas fica localizada a 486 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais,  e a 68 km de Montes Claros. A cidade norte-mineira possui, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14.894 habitantes.

Serão 10 dias de muita atividade. Cursos e palestras estão sendo ministrado nos distritos de Santana da Serra, Caçarema e Orion neste final de semana. Não há limite de inscrições. Todos podem e devem participar.



Rondonistas da Unicruz iniciam atividades em Minas Gerais

     A Universidade de Cruz Alta participa mais uma vez das ações nacionais do Projeto Rondon.  A Operação Catopê ocorre no norte de Minas Gerais, região com os menores Índices de Desenvolvimento Humano do estado. A equipe da Unicruz, composta por dois professores e sete alunos, partiu de Cruz Alta no sábado (19). Em Montes Claros (MG), os rondonistas foram recebidos pelos militares do 55º Batalhão de Infantaria, unidade do Exército Brasileiro que presta apoio às atividades da Operação. Além da equipe da Unicruz, outras 25 universidades de diversos estados brasileiros participam da Operação Catopê.
 
Sete alunos e dois professores integram o grupo da Unicruz
     O deslocamento para o município de Capitão Enéas ocorreu na segunda-feira (21). Durante 12 dias, a equipe da Universidade de Cruz Alta desenvolverá ações nas áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, enquanto a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) desenvolverá atividades nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.
 
Unicruz e EESC-USP serão responsáveis pelas ações na cidade de Capitão Enéas-MG
     A equipe da Unicruz é formada pelos professores Diego Eduardo Dill e Fabiana Haag, pelos acadêmicos do curso de Enfermagem João Guilherme Chaves Parizotto, Graziani Zanardo e Natana da Rosa, acadêmicas do curso de Biomedicina Amanda Spring e Luana Junges, acadêmica do curso de Direito Gabriele Marques e pela acadêmica do curso de Pedagogia Rubia Rigotti.
Texto: Diego Dill, professor do curso de Jornalismo da Unicruz e rondonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.