quinta-feira, 27 de setembro de 2012


ESTÁ CHEGANDO A HORA...

Está chegando a hora dos eleitores de Capitão Enéas, darem um basta nos políticos que não fazem nada pela cidade, é preciso que todos os interessados em mudar o rumo desses municípios, se unam em prol de uma sociedade mais justa e soberana.

Porém, pra que isso venha acontecer de verdade, é preciso que os maus políticos sejam banidos da vida pública de nossa terra, não venda e nem troque o seu voto por nada, vote em quem quer trabalhar e mudar o destino de nosso povo, a hora é agora, porque se você não tomar uma atitude e votar com consciência agora, vai ter de esperar por mais quatro anos para corrigir o seu erro, e quatro anos é muito tempo para quem tem pressa e sonha com um futuro melhor para os seus filhos.

Enquanto muitos não tem sequer um transporte digno, uma rara elite trafega nas pobres ruas em carros luxuosos, nacionais ou importados.

Enquanto muitos ficam sem saúde, próximo da morte, sem assistência médica; as espécies raras da política têm seus próprios planos de saúde.

Enquanto muitos estudam em escolas públicas sem estruturas; os filhos dessas espécies raras vão se formar na capital, em colégios e faculdades particulares...

Enquanto estudantes do interior sofrem com a falta de transporte público; os filhos dessas espécies não tão raras assim, vivem em apartamentos luxuosos, na zona sul da capital, com direito a carro de luxo na porta...

Enquanto muitos moram em taperas; membros dessas espécies raras constroem mansões, à olhos vistos, em outros municípios, com dinheiro público...

Então, você vai querer continuar bancando toda essa farra com o nosso dinheiro? 
o Seu voto não tem preço, tem CONSEQUÊNCIAS!

terça-feira, 25 de setembro de 2012


LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO É TAREFA DE TODO O CIDADÃO

Lutar contra a corrupção é tarefa de todo o cidadão em qualquer esfera, pois visa o bem comum. É restringir o campo de ação daquelas pessoas doentias através de uma constante vigilância sobre os corrompidos e os corruptores.
É lutar contra os pensamentos ambiciosos que perambulam por aí fazendo-nos esquecer que a vida deve ter outros significados além da busca exclusiva de prazeres materiais.

 Trabalhar pela educação, auspiciando o estudo e a cultura, é uma forma de combater a cobiça, doença nefasta e base de toda a corrupção. Antes de procurar as raízes históricas dela em nosso país, remontando-nos ao Brasil - Colônia e aos primeiros dilapidadores de nossa terra e exploradores dos ancestrais que aqui estavam muito antes dos colonizadores que vieram trazer sua pretensa cultura em troca de riquezas que levavam para a Europa, falemos das raízes psicológicas dessa doença que corrompe as mentes e endurece os corações criando miséria e injustiça social.

A corrupção é o desrespeito total à figura humana, uma atitude travestida de misericórdia e bondade, tão bem representada por pessoas que fingem parecer o que não são nos palanques, nos púlpitos, nas telas das televisões. O corrupto é um especialista em iludir o semelhante, um camaleão social, sempre pronto e disposto a enganar as pessoas tristemente chamadas de boa-fé. Ele não mostra, não demonstra, não comprova. Seu discurso oco, sorriso cínico e olhar oblíquo têm como único objetivo enganar para se beneficiar. É um materialista incorrigível sempre a se esconder por detrás de uma máscara de bondade que se desfaz à menor e firme oposição.

A corrupção se confunde com hipocrisia, ambição, mentira e desumanidade. Geradora de guerras e desentendimentos de toda a ordem é o signo mais eloqüente da ignorância. Para combatê-la será necessário lutar contra o atraso e as superstições de toda índole.

A vitória sobre essa doença será o fruto de um processo lento, mas contínuo, que deverá começar no ambiente familiar, nos bancos escolares, para atingir o tecido social, educando as crianças para a vida, a boa convivência, preservando suas mentes de pensamentos ambiciosos e agressivos, transmitindo-lhes conceitos humanitários que lhes criem uma consciência de ser humano que veja a vida como um grande campo de experiência, amizade e aprendizado, ao invés do palco onde se desenrola o triste espetáculo das desumanidades e atrocidades dos seres que vivem a enganar a si e aos demais.

A corrupção tem suas raízes no egoísmo ancestral que trazemos e que nos serviu em épocas remotas nas quais deveríamos nos defender das intempéries, das feras e de nossa ignorância. Com o passar dos tempos, as feras que combatíamos surgiram em nossas mentes como pensamentos que agora querem nos devorar e a nossa espécie.

Será necessário aprender a nos preocupar inteligentemente conosco e com as demais pessoas, pois servir os outros é a maneira mais inteligente de servir a si mesmo. E mais do que dar o peixe, que não leva a nada, ou mesmo ensinar a pescar, é importante saber se a pessoa ajudada faz bom uso do bem recebido e se o transmite às outras pessoas para que seja credora de apoio futuro.

Assim é como muitas pessoas têm encontrado no voluntariado uma maneira de combater essa praga mental que é a corrupção cujas raízes não foram ainda devidamente identificadas e eliminadas.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012


MP ABRE INQUÉRITO PARA APURAR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO SR. PREFEITO REINALDO LANDULFO TEIXEIRA COM RECURSOS DO DOS PROGRAMAS  NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE ESCOLAR.


O Ministério Público Federal, por intermédio da Procuradoria da República no Município de Montes Claros, instaura Inquérito Civil de número 011/1 segundo Ofício de 25 de maio de 2012, Com referencia a PA de nº 1.22.005.000078/2012-11.

O objetivo do inquérito é apurar o uso indevido de dispensa de licitação para contratação de serviços terceirizados de transporte escolar e para aquisição de merenda escolar, pelo município de Capitão Enéas, nos anos de 2008 (merenda) e 2009 (merenda e transporte escolar), com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar).

O procurador Federal Dr. Allan Versiani de Paula, no exercício de suas atribuições legais e constitucionais, fez as seguintes considerações: “que a Controladoria-Geral da União, em fiscalização empreendida no município de Capitão Enéas no ano de 2009, à qual se refere o relatório de fiscalização n° 01386, constatou, ao exame dos programas federais vinculados ao Ministério da Educação, irregularidade consistente na utilização indevida e dispensa de licitação para contratação de serviços terceirizados de transporte escolar e para aquisição de merenda escolar, pelo município de capitão Enéas, nos anos 2008 (merenda) e 2009 (merenda e transporte escolar)”.

O fato configura a prática de ato de improbidade administrativa, passível de sancionamento na forma da lei. Diante do processo administrativo o MP resolve converte em inquérito civil.

Curiosamente, em 2008 foi o ano que o Município de Capitão Enéas mais gastou recurso próprio com a alimentação escolar. Com  orgulho a atual administração comemorou o prêmio. O município não ganhou prêmio da melhor merenda, mais sim  do município que mais gastou recurso próprio com a merenda.

Foto Comemorativa do Prêmio
x
Fotografia de um dia comum em Escolas Municipais 
Bem, o fato é que estamos de olhos bem abertos e queremos banir velhas práticas de improbidades em nosso município. O povo cada vez mais informado e efetivo na cobrança de respeito com o nosso dinheiro.

Esperamos que o Ministério Público esteja cada vez mais perto de nossas realidades e atento a fatos que a burocracia dos processos de licitatórios não mostra. A verdadeira realidade do transporte escolar ou da merenda servida, (não aquela do dia da foto para comemorar o prêmio, nem a que estar nos cardápios das paredes da escola. Mas sem medo de errar, devemos olhar com atenção para os pratos de nossos alunos.

Sonho com o dia que a realidade e a burocracia mostrem a mesma imagem. Acorda Capitão Enéas, não vamos deixar que a "maquiagem de cidade perfeita" que tentam colocar goela abaixo continue? E bloquei o verdadeiro progresso.

Vamos juntos olhar a realidade e lutar para mudar, pois só assim seremos um povo verdadeiramente próspero. Acorda Burarama por que juntos somos mais!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Prefeito é acusado de improbidade administrativa. Segundo as ações, o atual prefeito de Capitão Enéas teria cometido fraude em licitações e desvio de verbas públicas

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou duas ações de improbidade administrativa, uma contra o prefeito do Município de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira, e três servidores do município, e outra contra Édem Celestino Vieira, ex-prefeito do Município de Lagoa dos Patos (2005-2008). Também são réus nas ações a Construtora Norte Vale Ltda e seu proprietário, Evandro Leite Garcia.
Em Capitão Enéas, as fraudes aconteceram na aplicação de verbas oriundas do Ministério dos Esportes. Segundo o MPF, o prefeito e os servidores públicos teriam fraudado licitação para promover a aplicação irregular dos recursos públicos em favor da Construtora Norte Vale. As irregularidades foram apuradas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e estão descritas no Relatório de Fiscalização nº 01386.
De acordo com a CGU, em 2004, o Ministério dos Esportes repassou ao Município de Capitão Enéas a quantia de R$ 61.944,22, para a construção de uma quadra poliesportiva. Para a execução da obra, foi realizada licitação na modalidade convite, para a qual foram convidadas as empresas Norte Vale, CESP Ltda e Construtora Basalto Ltda, sagrando-se vencedora a Construtora Norte Vale.
O MPF afirma que o resultado, no entanto, foi fraudado, já que o proprietário da construtora apresentou uma Certidão Negativa de Débito previdenciário inválida. Apesar disso, os membros da comissão municipal de licitação ignoraram a irregularidade e habilitaram todas as concorrentes, declarando vencedora, ao final do procedimento, a Construtora Norte Vale.
A ação relata ainda que o Prefeito de Capitão Enéas, mesmo sem aditivo contratual expresso, teria efetuado pagamentos à construtora no valor de R$ 79.874,90, ou seja, em valor 25% superior ao valor inicial previsto no contrato, o que é expressamente proibido pela Lei de Licitações (art. 65 da Lei 8.666/93).
As ações são públicas e estão disponíveis na pagina do Tribunal Federal Regional da Primeira Região. Processo: de números: 3420-53.2012.4.01.3807 e 3744-43.2012.4.01.3807


FONTE; Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais

terça-feira, 18 de setembro de 2012



Segundo especialistas, a corrupção está ligada a vários fatores, entre eles a fragilidade das instituições democráticas, como a Justiça, e a ausência de mecanismos de fiscalização populares desses órgãos.

A corrupção é fruto do sistema que valoriza o ter, e não o ser. Que estimula o individualismo, em vez da solidariedade. Enfim a corrupção é fruto do sistema que subverteu os valores morais da sociedade e busca sempre cada vez mais acumular bens materiais. Tudo pode ser vendido e comprado.

A corrupção se deve à falta de compaixão com o próximo. Nós temos tudo para sermos um exemplo de cidade modelo. Espero que não só os políticos, mas os povos em geral façam sua parte.

Para acabar com a corrupção no município, devemos fazer uma autocensura, e verificar que são o povo mal-acostumado e que gosta de levar vantagem em tudo. Que estão acostumados viver com os benefícios oferecidos pela prefeitura. Quais são suas posturas? Quais são suas profissões?  Então, votamos sempre nos candidatos que, de alguma maneira, nos dê ou possa dar alguma vantagem pessoal? Não! Devemos saber escolher!

Somente com ações baseada em valores de honestidade, solidariedade e lealdade acabará a corrupção. Os políticos vêm do povo e por este são eleitos. Se há políticos corruptos é porque a própria sociedade os corrompeu.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012



A Pastoral da Criança, entidade da Igreja Católica, está presente na Comunidade de Caçarema com o programa “CELEBRANDO A VIDA“.

O programa é executado por pessoas da própria Comunidade voluntariamente. Elas dedicam parte de suas Vidas para celebrar a Vida de outras pessoas: as Crianças da Comunidade.

O Programa realiza encontros mensais com as Famílias e  são preparados com antecedência. As Líderes trabalham duro para encontrar e preparar o local,  o  encontro e a alimentação para as crianças.

Nos encontros as Famílias são orientadas sobre alimentação infantil.  Neles as crianças são pesadas com o objetivo de identificar se estão com peso adequado à idade. É através da pesagem que as Líderes  procuram identificar casos de desnutrição e de obesidade na infância.

Abaixo fotos autorizadas pelas Líderes e Mães em dia de pesagem. O carinho das Líderes e a compreensão das Mães permitem que as crianças se sintam à vontade, e parecem compreender a importância do momento.

Depois de pesadas, as Crianças recebem alimentação e as Líderes da Pastoral elaboram relatório, que é enviado para a Coordenação Central, onde os dados são analisados.

A frequência irregular das Mães é apontada como uma preocupação da Pastoral, porque dificulta o acompanhamento das Crianças adequadamente.

Cerca de 60 crianças com idade de zero à cinco anos e onze meses de idade estão cadastradas no programa .

A Pastoral da Criança é organização interna da Igreja Católica que atua junto nas Comunidades em todo o território brasileiro. Sua atuação tem influenciado Políticas Governamentais no sentido de promover a saúde na infância.

Aqui Onde Eu Moro parabeniza as Líderes pelo trabalho junto à Comunidade de Caçarema e deixa este espaço aberto para divulgação de seus trabalhos, assim como o trabalho de outros Grupo ligadas às demais Igrejas em favor da Comunidade.

Postagem e fotografias de:Aqui Onde Eu Moro por Terezinha Souto em agosto 2012.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


QUAL SERÁ O DESTINO DO SEU VOTO?

No dia 7 de outubro haverá eleição. Iremos às urnas, mas a maioria não sabe em quem vai votar e muito menos quem irá eleger para vereador. Vai votar em sicrano e elegerá beltrano.

Tenho notado uma grande desinformação acerca do sistema eleitoral, em especial no que se refere ao sistema proporcional, utilizado nas eleições para vereador.

No Brasil, existem dois sistemas eleitorais: o majoritário, aplicado às eleições para os cargos de presidente da república, governador de estado e prefeitos; e o sistema proporcional, utilizado nas eleições para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador.

Nas eleições municipais, em relação ao sistema majoritário, poucas dúvidas persistem para o eleitor: ganha a eleição o candidato a prefeito mais votado.


Entretanto, os maiores absurdos ocorrem nas chamadas “eleições proporcionais”. Nem sempre o candidato a vereador mais votado é eleito e, não raro, um candidato a vereador pouco votado conquista a vaga parlamentar.

Esse sistema proporcional é ardiloso, confuso, e a maioria das pessoas desconhece porque ele nunca foi devidamente explicado nos meios de comunicação, e nem mesmo na publicidade institucional do TSE.

Tal desconhecimento é nocivo à democracia porque ele propicia às pessoas votarem contrariamente a seus próprios interesses por não saberem qual será o destino do seu voto.

O sistema proporcional não trata os candidatos como indivíduos, mas como representantes de um grupo político. As vagas são conferidas às coligações ou aos partidos mais votados e não aos candidatos.

Para melhor entender o funcionamento do sistema eleitoral proporcional, vamos analisar a situação em nossa cidade.
O município de Capitão Enéas  tem por volta de 11.600 eleitores. Mas, no dia 7 de outubro, devido à tradicional abstenção, apenas 10.000 eleitores (pessoas) devem comparecer às urnas. Como em Capitão Enéas estarão em disputa 09 vagas para a câmara de vereadores, quem serão os eleitos? Os eleitos serão definidos com base no “coeficiente eleitoral” que é calculado a partir da divisão do número de votos válidos, mais ou menos 10.000, pelo número de vagas em disputa (09 vagas). Assim, o coeficiente eleitoral estimado deverá ser de aproximadamente 1.100 votos.

Desta forma, cada partido ou coligação, ao obter o coeficiente de 1.100 votos para vereador, elegerá um candidato.

Além disso, pela lei eleitoral, somente irão participar da distribuição das vagas disponíveis os partidos que atingirem pelo menos 1/9 avos dos votos válidos, ou seja, os 1.100 votos previstos. Os partidos ou coligações que não alcançarem este patamar serão excluídos, mesmo que alguns de seus candidatos obtenham, individualmente, uma votação expressiva.

Apenas depois que for apurado o número de votos de cada partido ou coligação serão determinados os eleitos entre os candidatos de cada bloco. Somente nessa hora que entra em cena a votação de cada candidato, pois as vagas de cada bloco partidário serão preenchidas pelos candidatos mais votados dentro do seu partido ou da sua coligação.


Como as campanhas são personalistas e a maioria das pessoas vota em candidatos, cria-se a ilusão de que o voto não é dado para o partido, e sim para a pessoa. Votar em um vereador específico significa votar no seu partido ou coligação, manifestando uma preferência pelo candidato escolhido.

Lembre-se, ao votar num vereador, você primeiro estará votando num partido ou coligação, e depois apontará qual candidato deseja. Na verdade, os dois primeiros números do candidato ao serem digitados define o partido e a digitação dos três números seguintes sugerem apenas o seu desejo em eleger aquele vereador.

Por isso, antes de escolher o candidato, é preciso saber se ele faz parte de alguma coligação e conhecer quais são os candidatos mais fortes dentro do bloco partidário, os “cabeças de chave”, pois certamente estes serão os candidatos eleitos com o seu voto.

Os donos dos partidos, os sagazes políticos profissionais, ao formarem as suas chapas e coligações têm como foco a perpetuação no poder e a eleição dos seus mais próximos e fiéis correligionários. Eles raramente aceitam a filiação de candidatos com perspectivas de votos superiores aos candidatos do seu grupo político.

Assim, ao votar no candidato que desperta sua simpatia, você não pode esquecer que, dentro do sistema proporcional, o seu voto sempre irá para o partido e provavelmente contribuirá para eleição de um velha raposa política, a não ser que esse seu candidato tenha verdadeiras chances de estar entre os mais votados do partido.

O pior é votar convicto em um candidato a vereador, por ser ele honesto, trabalhador, incorruptível e seu voto ser somado no balaio de uma legenda e coligação que irá eleger um desonesto profissional da política.

Ou seja, o seu voto bem intencionado servirá para formar o quociente de um partido que tem como prováveis eleitos políticos corruptos.

Você vota no melhor das suas intenções, mas o seu voto contribuirá para eleger um tradicional malfeitor da coisa pública.

Fique atento ao votar, veja se o seu candidato tem chances, pois senão o seu voto será contado para eleger justamente quem você quer ver longe da política.

Confira as coligações, veja em qual coligação seu candidato está. Analise os grupos políticos, se seu candidato faz parte de uma coligação que tem alguém que você não queira que seja eleito ou reeleito, então mude de candidato. Analise junto com a família, com os amigos, com o time de futebol. Mas não deixem de analisar....

Abra o olho, no dia 07 de outubro você pode atirar no que viu e acertar no que não viu.