sábado, 31 de dezembro de 2011



O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada...
Depende dos que vão conosco!
Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor, cheio de
PAZ, SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.
O ano se finda e tão logo o outro se inicia...
E neste ciclo do "ir" e "vir"
O tempo passa... e como passa!
Os anos se esvaem...
E nem sempre estamos atentos ao que
Realmente importa.
Deixe a vida fluir.
E perceba entre tantas exigências do cotidiano...
O que é indispensável para você!
 Ponha de lado o passado e até mesmo o presente!
E crie uma nova vida... um novo dia...
Um novo ano que ora se inicia!
Crie um novo quadro para você!
Crie, parte por parte... em sua mente...
Até que tenha um quadro perfeito para o futuro...Que está logo além do presente.
E assim dê início a uma nova jornada!
Que o levará a uma nova vida, a um novo lar...
E aos novos progressos na vida!
Você logo verá esta realidade, e assim encontrará
A maior Felicidade...e
Recompensa...
Que o ANO NOVO renova nossas esperanças,
E que a esperança resplandeça em nossas vidas.
E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique
A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias!
E que o resplendor dessa chama
Seja como a tocha
Que ilumina nossos caminhos
Para a construção de um futuro, repleto de alegrias!
E assim tenhamos um mundo melhor
À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal,
Amigos(as) que já fazem parte da minha vida,
Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO
Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas.
Muita Paz em seu contínuo despertar!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Projeto prevê proibição de bebidas alcoólicas no interior de veículos



Condutores flagrados com bebidas alcoólicas no interior dos veículos deverão responder a uma infração de nível grave caso o Projeto de Lei 1.985/2011 seja aprovado no Congresso Nacional. O PL visa diminuir os acidentes e mortes no Trânsito causados por motoristas embriagados ou simplesmente por confusões de passageiros sobre efeito do álcool.  

Segundo o texto do PL, bebidas transportadas no porta-malas dos carros não serão consideradas como infração, apenas se estiverem ao alcance do motorista e dos passageiros. A íntegra diz ainda que se aprovada, a lei auxiliará na fiscalização da Lei Seca. Isso porque, muitos motoristas, quando flagrados, se recusam a fazer o exame d do nível de álcool no sangue. E, se constatada presença de bebida no interior do veículo, a aplicação de punição já poderá ocorrer.

Caberá às Comissões de Viação e Transporte e Constituição e Justiça julgar o Projeto, em caráter conclusivo – sem necessidade de votação em Plenário.

Estudo divulgado em 2010, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) comprova que, no Brasil, morrem 2,5 mais pessoas em relação aos Estados Unidos - onde a frota de veículos é três vezes maior - e 2,7 mais em comparação à União Européia.  Enquanto nos Estados Unidos, em 2008, a porcentagem de mortes foi de 12,5 a cada 100.000 habitantes, no Brasil a taxa foi de 30,1.

Os números colocam o Brasil em um ranking nada agradável: é um dos países onde mais pessoas morrem em acidentes de trânsito.


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

QUAIS SUAS METAS E PLANOS PARA 2012?



PLANEJANDO 2012...

Final de ano é sempre aquela expectativa, é hora de renovar nossos sonhos, renascerem as esperanças e projetar como será o próximo ano.

O que você espera de 2012? Muitas pessoas esperam que as coisas mudem, apesar de continuarem agindo sempre da mesma forma. Se você pretende ter resultados diferentes no próximo ano, deve inovar, mudar atitudes e comportamentos, e isso depende somente de você, a escolha é sua.


Independente de quais sejam os seus sonhos para o próximo ano, comece o quanto antes o seu planejamento para atingí-los, assim tudo ficará mais claro, evitando que você perca o foco. Começar o ano de forma organizada e centrada é meio caminho andado. Já diz o ditado: “Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer coisa serve!”. Não espere ter que contar com a sorte em 2012 para as coisas acontecerem, se ela ajudar ótimo, mas você precisa estar preparado e planejado para ter resultados diferentes.

Todo final de ano recebemos um grande presente, que é a oportunidade de começar de novo, portanto se 2011 não foi tudo aquilo que você sonhou, terá um ano inteiro pela frente para impactar a sua vida com atitudes positivas. Aproveite os últimos dias de 2011 para refletir sobre suas realizações e planejar o seu ano de 2012, para que ao final do próximo ano você possa brindar os resultados e êxitos.


Pense nisso, e lembre-se apenas sonhar não basta, tem que haver alguma ação pra que os sonhos se tornem realidade. Então comece hoje mesmo a escrever o que deseja para o próximo ano, e o que vai fazer para que se torne real, e então coloque em pratica...

Um forte abraço!!

                                                                                                                          Adaptado de www.gabrielcolle.com.br

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Campo de Futebol no Bairro Morada do Parque

Nos fins de tardes moradores do Bairro Morada do Parque reúnem para aquela tradicional "pelada" entre amigos, o bairro tem time de homens e de mulheres que jogam um bolão!


Campo do Bairro Morada do Parque 


PREVISÃO PARA CINCO DIAS

27/12 (Terça-feira)
Chuvas Rápidas
29°C | 17ºC
Nascer do sol: 06h25m
Pôr-do-sol: 19h25m
Chuvas Rápidas
28/12 (Quarta-feira)
Pancadas
29°C | 18ºC
Nascer do sol: 06h25m
Pôr-do-sol: 19h25m
Pancadas
29/12 (Quinta-feira)
Chuvas
25°C | 19ºC
Nascer do sol: 06h26m
Pôr-do-sol: 19h26m
Chuvas
30/12 (Sexta-feira)
Chuvas
26°C | 20ºC
Nascer do sol: 06h27m
Pôr-do-sol: 19h26m
Chuvas
31/12 (Sábado)
Chuvas
22°C | 19ºC
Nascer do sol: 06h27m
Pôr-do-sol: 19h27m
Chuvas
POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

DÉCIMA PRIMEIRA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 50ºBPM


POLICIAIS MILITARES DE CAPITÃO ENÉAS RECUPERAM MOTOCICLETA FURTADA:
Durante patrulhamento pelo bairro Morada do Parque, Capitão Enéas, os Soldados Osvaldo e Rocha, visualizaram uma motocicleta em atitude suspeita, que ao avistar a viatura policial empreendeu fuga sentido a cidade de São João da Ponte.
Os militares fizeram o acompanhamento visual e, em determinado momento, o condutor abandonou a motocicleta e fugiu a pé pela mata. Ao ser consultada a motocicleta Honda XLR, azul, placa GST-2347, foi constatado que se tratava de produto de furto/roubo. A motocicleta foi apreendida e entregue na Delegacia de Polícia de Montes Claros.
Assessoria de Comunicação do 50º BPM: www.pmmg.mg.gov.br/50bpm

sábado, 24 de dezembro de 2011



Campanha Natal Feliz 2011


Agradeço em nome do Instituto de Desenvolvimento do Rio Verde Grande, todos aqueles que doaram para esta linda campanha de solidariedade. Sinto-me no dever de prestar contas das doações feitas, para que assim possamos cultivar um sentimento de amor em nossa comunidade.

Foram 32 cestas básicas distribuídas.
52 pares de calçados (novos).
75 Calças (novas).
42 brinquedos entre novos e usados.
300 quilos de feijão.

Não quero correr o risco de citar nomes para não ser injusta, pois muitos doaram no anonimato e esse é o espírito do verdadeiro Natal.  Pensaram nos nossos irmãos sem nenhuma pretensão em receber nada em troca.

Parabéns a todos os parceiros da campanha, voluntários e doadores, sem a ajuda de cada um de vocês não poderíamos fazer esta ação de amor.

Que Deus ilumine cada um, retribuindo com saúde e paz! Fiquei feliz pelo sentimento que encontrei em cada doador, e pelo apoio. Pessoas que compraram a idéia e já estão planejando a Campanha Natal Feliz 2012!

O objetivo foi alcançado! Tenho certeza que as doações foram em número maiores que o acima relatado, pois o sentimento de solidariedade e contagiante, e creio que muitos que tiveram a oportunidade de ver o cartaz ou até mesmo o anúncio na rádio acabaram lembrando de alguém e por conta própria fizeram a doação, tive vários relatos neste sentido, mesmo sem passar pelo o Instituto agradeço essas doações.

Que nosso Deus cubra de benção todos vocês que fizeram o natal de muitos Eneapolitanos mais feliz, são os meus Sinceros Votos!











quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Arte do Nosso Povo

José Maria Murça e Dona Joeliza


Artesão, pessoa que respira criatividade, e possui a experiência de quem carrega a cultura nas mãos, seus olhos vêem no dia a dia inspiração para o seu trabalho.

Conhecer lugares e pessoas é das experiências, as que mais aprecio, hoje conheci mais de perto o casal José Maria Murça e sua adorável esposa Dona Joeliza, pessoas maravilhosas que são para nós exemplos de vida, ambos são artesãos cada um há seu modo. O amigo José Maria mostra seu trabalho com alegria e demonstra que não se deixa vencer pelas adversidades, que para ele é apenas algo mais a ser agregado ao seu trabalho.

Trabalho esse que ultrapassa os limites do tempo, os seus olhos vêem o mundo como matéria prima e cenas cotidianas são representadas com maestria em sua arte. Pessoas como Zé Maria (carinhosamente assim conhecido) e D. Joeliza são verdadeiras guardiões da tradição e do saber popular dos mineiros.

O casal que tem 52 anos de casados e teve 06 filhos e até então 14 netos. e esbanjam felicidade e satisfação, são alegres, despojados e transmitem muita paz e perseverança.

Vieram de Grão Mogol para Capitão Enéas no inicio da década de 70, eram comerciantes e aqui resolveram ficar. Junto-se aos seus dois irmãos que vieram antes e em pouco tempo já havia aqui 07 irmãos de uma família de 11 (João, Adão, Zé Maria, Geraldo, Alfeu, Gerson e Jair) todos comerciantes em nossa querida Capitão Enéas e segundo Zé Maria esta era uma terra excelente para o comércio e ele é muito agradecido ao povo eneapolitano porque foi aqui que ele criou os seus filhos e prosperou.

O Sr. Zé Maria é um artesão que recria o mundo a toda hora, o mais impressionante são as ferramentas usadas para tal feito, com suas mãos habilidosas utiliza apenas uma pequena faca para tachar a madeira. Acreditem! Apenas uma pequena faca.

Sua dedicação produz a beleza e o sucesso que ele compartilha com todos à sua volta. Através do sorriso de satisfação  apresenta cada uma de suas obras, que trazem consigo narrativas que o espirou no ato de esculpir, os personagens tem nomes e estão dentro do contexto  cotidiano. Resguardo me de tentar narrar tal estórias, acredito que as narrativas fazem parte da arte que só o seu autor faz com propriedade e emoção. 

Aqui apresento as cenas representadas pela arte na madeira. E que todos os seus descendentes e amigos sintam orgulho deste geraiseiro apaixonado pela arte e pela vida. Sentimos orgulho de vocês amigos.

Clik duplo para ampliar








quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Mesa diretora para o ano de 2012
Na Câmara Municipal



Aconteceu ontem na Câmara Municipal, a reunião ordinária, onde foi realizada a Eleição da Mesa Diretora para o não de 2012. Atualmente a diretoria do legislativo no município é composta pelo Vereador Naldo (Presidente), Vereador Zé Coco (Vice-presidente) e vereador Marquinho Azedo (Secretário).


Duas chapas compuseram a disputa, uma em cabeçada pelo atual Presidente, composta por Naldo, Marquinho e Lau e  a segunda pelo vereador Binga, D. Ângela e Adriana Paula.


Com seis votos contra três a segunda chapa foi eleita, ficando assim a composição da mesa diretora para o ano de 2012, Presidente: Vereador Binga, Vice-presidente: Vereadora D. Ângela, e Secretária: Vereadora Adriana Paula, logo após o termino da eleição comemoraram a vitória em companhia do Sr. Reinaldo Landulfo Teixeira e seus assessores.


Sonhamos, ou melhor, desejamos, que seja uma diretoria que tem comprometimento com o povo, lutando para que o sistema de governo funcione. Que tornem a sociedade mais justa e humana, mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária e  julgamento das contas apresentadas pelo prefeito.


A população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade e categoria. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar e sanear é obrigação do poder executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar, não apenas ser "despachante de luxo" do executivo.


O vereador é o legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o deputado estadual se desloca para a capital do Estado, e o deputado federal e o senador ficam ainda mais distantes, em Brasília. Em virtude desta proximidade, o vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.


É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poder executivo.


Lembre-se: não podemos esperar que algo aconteça ou que alguém tome conta dos problemas. Conseguem melhores resultados os que apresentam soluções, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo o que é preciso em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


UMA LINDA HISTÓRIA SOBRE


LUCAS SAMUEL RÉUS ARAÚJO



Em 1.988, Marluce Gomes da Costa Araújo se encontrava gestante de seu filho LUCAS SAMUEL RÉUS ARAÚJO, com o parto previsto para o dia 24 de fevereiro daquele ano, ocorreu que a falta de Delegados de Polícia naquela época a levou a se tornar praticamente uma Delegada itinerante, pois além da cidade de Capitão Enéas onde era lotada, ela atendia as cidades de Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, e inda concorria aos plantões na cidade de Montes Claros.
Com o parto previsto para meados do dia 24 de fevereiro, eis que no início do mês Marluce foi despachar na Delegacia de Polícia da cidade de Francisco Sá-MG, no final do dia quando retornou para Capitão Enéas, percebeu que a sua bolsa uterina havia se rompido, quando então o seu esposo Sebastião Alves de Araújo, também policial civil a levou para a Santa Casa de Misericórdia da cidade de Montes Claros para dar à luz o seu filho, lá chegando foi informada pelo médico que vinha lhe assistindo, que esta não se encontrava em estado de parto, ou seja: sem dilatação, sem contração, e com pressão arterial muito baixa, não podendo se submeter de imediato a uma cirurgia cesariana, e que a criança teria que ser retirada com o uso de fórceps o mais breve possível.
O parto foi longo e doloroso, a criança sofreu parada respiratória, vindo a sofrer uma lesão cerebral, lesionando as partes do cérebro que comandam a coordenação motora e a dicção.
O tempo foi passando, e enquanto as outras crianças nascidas na mesma época, inclusive seus primos, cresciam saudáveis, LUCAS começava uma longa e dura batalha contra uma lesão cerebral que não lhe permitia se levantar e dar os seus primeiros passos. Seus pais aflitos não corriam contra o tempo, pelo contrário, corriam junto ao tempo, pois esperavam que os remédios caros aliados ao tempo levassem o seu filho a dar os seus primeiros passos.
Nas primeiras semanas de vida Lucas já se tornou paciente assíduo do médico Pediatra Dr. Itagiba e do médico Neurologista Dr. Francisco Pires.
Aos 03 anos de idade Lucas começou a sua jornada de fisioterapia nas Clínicas São Lucas e Fisiocenter.
Os anos iam passando, Lucas crescia, mas como qualquer criança, não entendia a gravidade de seu caso, chegando a dar birra para não se submeter às sessões de fisioterapia, não foram poucas as vezes em que o seu pai embora com dó, teve que o agarrar e o segurar à força dentro da banheira de hidromassagem na Clínica São Lucas.
Como sempre, o tempo era implacável, ia passando como se ninguém estivesse ficando para trás, enquanto isto o Lucas crescia sem conseguir falar, sem conseguir caminhar e sem conseguir segurar qualquer objeto, mas seus pais não desanimavam e muito menos blasfemavam, procuravam cada vez mais amar o próximo e praticar o bem, e morando 60 kms distante de Montes Claros, renunciaram estudos e vida social para conciliar o trabalho e o cuidar do Lucas, assim, todas as terças e quintas-feiras se deslocavam da cidade de Capitão Enéas para Montes Claros, onde Lucas se submetia às mais diversas sessões de fisioterapia.
Sem compaixão, o tempo continuava a passar, e o Lucas já se encontrava com idade para adentrar à escola, mas continuava sem saber dar os seus primeiros passos, não sabia falar, sua coordenação motora não se limitava apenas ao não caminhar, Lucas não conseguia segurar nenhum objeto, não conseguia levar a comida à boca com as próprias mãos.
Deus colocou pessoas maravilhosas para nos ajudar a cuidar do Lucas, citamos aqui nossas secretárias Ivanete, Lucélia e Lucimar, estas moças, hoje com lindas filhas, exceto a Lucimar que embora já sendo casada, porém, ainda não é mãe, na verdade foram como irmãs para o Lucas
Lucas se firmou na Clínica Fisiocenter de propriedade da Dra. Paula, onde se submetia a todos os tipos exercícios fisioterápicos, a Clínica mudava de lugar, mas o Lucas a acompanhava, e a fisioterapeuta vendo o progresso de Lucas, e o empenho de seus pais, chegou a recomendar a compra de aparelhos de fisioterapia para que o Lucas fizesse exercícios complementares em casa.
Certo dia, o pai de Lucas ao incentivá-lo a fazer os exercícios para fortalecer os músculos de suas pernas para que este viesse a caminhar então Lucas lhe responde: “caminhar pra que? Eu não quero aprender a caminhar”.  
Como em uma guerra a luta só cessa quando há um vencedor, e como o Lucas ainda não havia vencido a sua batalha, Seu Comandante maior – Deus, fornecia munições aos soldados – seus pais, para continuarem na batalha, e estes não desanimaram, continuaram a lutar.
Aos 05 anos de idade Lucas foi levado ao Hospital Sarah Kubitschek em Belo Horizonte, onde os seus pais ouviram dos melhores médicos daquela unidade hospitalar, que o Lucas estava bem assistido pelos profissionais da saúde com os quais ele vinha se tratando em Montes Claros, que o seu caso era grave, e que somente a continuação ininterrupta dos tratamentos médicos e fisioterápicos aliados ao amor e a dedicação é quer iriam trazer melhoras para ele, tendo um dos médicos dito “eu vejo esse garoto andando aos 12 anos de idade”.
Ao ouvir daquele profissional que Lucas caminharia aos 12 anos, não rogamos ao tempo para que passasse rápido, nem ficamos esperando por ele, continuamos a nossa batalha, levando o Lucas ao médico pediatra Dr. Itagiba, ao médico Neurologista Dr. Francisco Pires, à Fonoaudióloga Dra. Renata e à Fisioterapeuta Dra. Paula.
Lucas nunca usou cadeira de roda nem muletas, embora tenha sido recomendado por profissionais da fisioterapia, talvez por nos ver com dificuldade para carregá-lo.
Aos 06 anos Lucas foi matriculado na Escola Américo Renê Giannetti, mas como se encontrava muito frágil, permaneceu poucos meses vindo a deixar a escola, com 08 anos Lucas retornou a mesma Escola para cursar o pré-primário, no ano seguinte Lucas se matriculou na primeira série do ensino primário, mas sem saber, ou melhor, sem dar conta de escrever ou desenhar sequer a primeira letra de seu nome, pois a falta de coordenação motora não lhe permitia fazer qualquer rabisco.
Aos 09 anos de idade Lucas se matriculou na Escola Estadual Nossa Senhora da Guia, onde sempre em companhia de uma guia, este assistia às aulas, e sua guia copiava a matéria, quando chegava em casa Lucas ditava e sua guia (secretária) respondia os exercícios.
No ano de 1.998, estando Lucas com 10 anos de idade, e seu pai estando em casa de férias, este decidiu que iria fazer uma longa sessão de exercícios físicos nas pernas de Lucas, e para evitar uma distensão muscular resolveu que aumentaria gradativamente o número de flexões nas pernas de Lucas, sendo que no 9º ou 10º dia, seus pais foram surpreendidos com o Lucas andando pela casa segurando nas paredes. Aleluia, aleluia Senhor!
A partir de então o Lucas foi incentivado a ir a pé para a Escola, já que não era muito longe, para ajudar a desenvolver a musculatura de suas pernas, mas sempre acompanhado.
No ano de 2000 Lucas muda para Montes Claros em companhia de seus pais, sendo que nesse íntere somente a Lucimar nos acompanha, a Ivanete resolve permanecer em sua cidade enquanto que a Lucélia já havia nos deixado por ter se casado. Em Montes Claros o Lucas conclui o ensino primário e cursa até a metade da 6ª série, sempre ao lado de sua secretária Lucimar que mais parecia uma irmã, e que estava sempre a copiar a matéria lançada na lousa pelo professor, pois o Lucas se limitava a prestar atenção às explicações, nunca conseguiu escrever sequer uma palavra, em casa a sua secretária lhe chamava para fazer o dever de casa, quando então ele ditava e ela escrevia.   
No segundo semestre do ano de 2002, aos 14 anos de idade, Lucas deixa a sua Fisioterapeuta Dra. Paula, sua fonoaudióloga Dra. Renata, seus médicos Dr. Itagiba e Dr. Francisco Pires, e ruma para a cidade de Uberlândia em companhia de seus pais, a secretária do Lucas o acompanha, e aqui chegando recomeça a mesma “ladainha”, acompanhar Lucas na Escola, copiar a matéria, chegar em casa e chamá-lo para fazer a tarefa, ele dita e ela escreve, isto vai até o final do 1º ano do ensino médio quando a Lucimar resolve retornar para a sua cidade no norte de Minas para se casar, quando então a mãe do Lucas tem que desempenhar duplo papel, trabalhar fora e nos dias de provas ir à Escola escrever a prova para Lucas, e todos os dias ao final da aula pegar o caderno do irmão de Lucas que por sinal estuda na mesma sala desde o primeiro ano,  xerocá-lo para o Lucas estudar em casa.
Lucas não abandona o seu tratamento por ter mudado de região, ele apenas muda de profissionais, e em Uberlândia se torna paciente da Terapeuta Dra. Iandara R. Menezes, do Fisioterapeuta Dr. Emerson Moreira Nobre, da Fonoaudióloga Dra. Patrícia Cunha Rocha, dos médicos neurologistas Dr. Luiz Carlos Horta e Dr. Francisco Rama, passando também a fazer exercícios de equoterapia.
Em agosto de 2007 a mãe de Lucas se aposenta.
Em dezembro de 2.007 Lucas aos 19 anos de idade termina o ensino médio, sendo que no final de cada ano do ensino médio, Lucas prestou a prova do PAIES, concorrendo de igual para igual a uma vaga no Curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia. Em janeiro do ano seguinte, abre as inscrições para o Vestibular na Universidade Federal, como ainda não havia saído o resultado do PAIES, Lucas presta o Vestibular concorrendo novamente de igual para igual, a uma vaga ao mesmo Curso na mesma Universidade, poucos dias depois de prestar o Vestibular, sai o resultado do PAIES onde constava que Lucas estava aprovado, quando saiu o resultado da primeira etapa do Vestibular, lá também constava que Lucas estava aprovado.
Sem a secretária Lucimar, Lucas tem agora a sua mãe que já se encontra aposentada, que então acumulou as funções de mãe, motorista e secretária de Lucas, ficando 24 horas por dia a sua disposição, passando inclusive a ficar o dia inteiro na Universidade para lhe auxiliar em tudo, até para lhe servir o almoço, pois Lucas não consegue colocar a comida no prato, mas embora um pouco desengonçado já consegue colocar a comida na boca com as suas próprias mãos.
Mas Lucas não para por aí, e já estando concluindo o 8º período de Engenharia Civil, cismou que queria aprender a dirigir, o matriculamos em uma Auto Escola, o levamos ao Detran em Belo Horizonte onde ele se submeteu a exame especial tendo sido considerado apto para dirigir desde que o veículo receba determinadas adaptações.
Lucas fez inúmeras aulas até se sentir capacitado a prestar o exame de direção, prestou o exame dia 02/12/2011 e o resultado não poderia ser diferente do resultado do PAIES  e do Vestibular, o resultado então foi APROVADO.
Diante de tudo o que aqui foi exposto, agradecemos primeiramente Ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO - DEUS, e agradecemos todas as pessoas que se fizeram presentes na vida do Lucas, secretárias, professores, colegas de aula, fisioterapeutas, terapeutas, fonoaudiólogas, médicos, Dentista, amigos, enfim, todos, todos os que um dia deixaram a sua marca na vida de Lucas, e conseguintemente na vida de seus pais.

F I M

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Os Projetos da Prefeitura de Capitão Enéas não passaram pelo crivo da Funasa e a Cidade que já era pré-selecionada fica fora do PAC II

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou, nesta quinta-feira (08), no site da instituição (www.funasa.gov.br), os projetos de engenharia (e valores) dos 3.116 municípios selecionados nas modalidades de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário/solução estática.

A seleção dos projetos apresentados pelos proponentes foi realizada a partir da deliberação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), instituído pelo Decreto n° 6.025, de 22 de janeiro de 2007.

A seleção dos empreendimentos de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário também foi condicionada à existência de projetos por parte dos municípios. Outra etapa dos trabalhos, já concluída, abrangeu a realização de entrevistas técnicas nas quais foram apresentados os projetos pré-selecionados.

Os critérios adotados para a seleção dos projetos foram o número de habitantes limitado a 50 mil por município, de acordo com o Censo do IBGE de 2010, embora nem todas as cidades que tem menos de 50 mil habitantes foram pré selecionadas. Como na Matéria divulgada neste Blog,  no dia 09 de Setembro de 2011 (http://capitao-eneas.blogspot.com/2011/09/programa-federal-de-aceleracao-do.html) Capitão Enéas havia sido pré-selecionada, dependendo apenas dos projetos de execução das obras. 

O ocorrido foi que os projetos da Prefeitura de Capitão Enéas não passaram pelo crivo da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a cidade não terá recursos do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para obras de saneamento. 

A superintendência Regional da Funasa identificou inconsistências técnicas nos projetos que acabaram inviabilizando investimentos que atenderia principalmente a população da Zona Rural, com obras como construção de banheiros sanitários, entre outros.

 "É por isso que faço um apelo aos gestores para que se organizem e passem a elaborar um planejamento. Assim, é certa a locação de recursos para esse investimento básico em saúde". É lamentável esse fato.

Resultados:
Lista  dos municípios que tiveram os projetos aprovados:
http://www.funasa.gov.br/internet/diversos/PAC2/Port_808_2011.pdf

lista de Pre-seleção:
http://www.funasa.gov.br/internet/diversos/PAC2/anexo_II_PAC2.pdf


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sameri Esporte Clube


Por volta do ano 1984 Iremar Ferreira dos Santos, juntamente com vários amigos do bairro Sapé organizaram um time de futebol, de forma bem descontraída colocaram o nome do time de Para-Tudo, uma bebida bem conhecida da época.


O time foi aos poucos conquistando adeptos e torcedores, com o passar dos anos, aproximadamente em 1987 o nome foi substituído por Sameri Esporte Clube.


O nome foi criado por seu fundador Iremar, o qual em uma brincadeira inverteu o seu próprio nome, substituindo o "r" pelo "S" em homenagem ao seu bairro Sapé, carinhosamente    era chamado de iremas, assim imortalizando assim o nome SAMERI.


Vários títulos ao longo da história foram conquistados, trazendo muita alegria para todo o bairro Sapé porque não dizer, para toda cidade.  O time promovia vários eventos, entre eles a escolha da garota Sameri, com muita descontração sua torcida foi passando de pais para filhos.


Neste domingo dia (11/12/2011) a euforia  de conquistar mais um título voltou a florescer, revivendo assim mais uma grande emoção. No bairro Sapé não falavam de outra coisa, a alegria contagiou até mesmo aqueles que não acompanharam o time neste Campeonato. 


A nova geração proporcionou um verdadeiro espetáculo, em uma partida emocionante lutou até o fim, demonstrando muita garra e força de vontade.  



(Clik duplo para ver tela cheia)


PARABÉNS CAMPEÕES 2011















segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


Saúde Pública em Capitão Enéas. 
Como Está?

A saúde como premissa básica no exercício da cidadania do ser humano, se constitui de extrema relevância para a sociedade, pois a saúde diz respeito a qualidade de vida e o direito sanitário se externa como forma indispensável no âmbito dos direitos fundamentais sociais.

A Constituição Brasileira de 1988, garante a todos os cidadãos o direito à saúde, por força de vários dispositivos constitucionais, onde está prescrito em vários deles, que a saúde é um direito de todos e dever do Estado (art. 196).

Os princípios da Carta do SUS são:
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos

Vejamos os valores repassados para Capitão Enéas do Governo Federal:
Ano de 2011
Atenção Básica R$ 1.270.158,00
Assistência Farmacêutica R$ 81.935,75
Vigilância em Saúde R$ 56.485,23
Investimentos R$ 10.000,00
04 Equipe bucal implantada.
32 Agentes Comunitários de Saúde.
13 Unidades Básicas de Saúde.
05 Número de Equipe de Saúde da Família.
100% de cobertura da população pelas equipes de saúde.
09 Centro de Saúde/Unidade Básica.
01 Hospital Geral.
04 Postos de Saúde.
21 Leitos hospitalar (Junho/2011).

Como está a saúde em Capitão Enéas?
O que precisa melhorar?
Qual sua Opinião?
Todos os comentários ofensivo com denúncias sem o nome do autor, não serão postados.  

sábado, 10 de dezembro de 2011


10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Todos nós sabemos que ver uma criança vivendo na rua, um doente sem tratamento médico, uma pessoa sendo maltratada ou alguém passando fome são coisas tristes e muito difíceis de aceitar.

Estas situações são um atentado contra os direitos humanos! Mas o que são direitos humanos? São aqueles direitos que nascem com a pessoa, não importa a raça, a cor, o sexo, a religião ou a nacionalidade.

Mas quando foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948. Esta atitude da Organização das Nações Unidas foi uma resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre estas crueldades estavam os crimes praticados pelos nazistas, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. E também as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas inocentes.

Através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os diversos países se comprometeram a realizar um esforço para eliminar todas as formas de afronta a esses direitos.

O princípio básico desta declaração está colocado logo no começo: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Muito bom. Baseada neste princípio, a declaração proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência.

Também proíbe o tratamento desigual entre brancos e negros, entre homens e mulheres. Quando vemos brancos e negros receberem salários diferentes para uma mesma função, por exemplo, sabemos que isto é um desrespeito aos direitos humanos! 

A Declaração também diz que todos têm direito à liberdade de expressão, de opinião e de pensamento. 

Podemos observar que diversos problemas sociais do nosso país também ferem os direitos humanos, como a fome, a falta de habitação, de saneamento básico, a falta de segurança. Isso faz pensar numa coisa. Não basta às pessoas ter direitos. Estes direitos precisam ser reconhecidos e aplicados.

Pois bem, às vezes pensamos que não podemos fazer nada, mas as coisas não são bem assim. Todos podem lutar pela aplicação dos direitos humanos. Podemos protestar quando vemos um direito sendo violado. Podemos participar mais da vida na nossa escola e na nossa comunidade.

Podemos nos expressar, discutir com nossos colegas, falar com pessoas da nossa família. Existem também muitas associações e entidades que lutam pelos direitos humanos.


Quando as pessoas se unem, têm muito mais força para transformar a realidade! Que possamos todos unirmos em prol de uma comunidade mais humana, de uma cidade para todos.

Que o progresso, tantas vezes pregado, seja alcançado por todos, dos mais ricos aos mais pobres. Que a saúde, a educação, as obras, o emprego, a distribuição de renda, em fim, que a qualidade de vida possam ser alcançados por todos. Negros, brancos, pardos, amarelos, índios, homens, mulheres, grandes e pequenos, crianças, jovens, adultos, velhos, cristãos, mulçumanos, judeus, católicos e protestantes. Todos são humanos e tem os mesmos direitos assegurados.

Que nossa luta seja sempre a procura do respeito mútuo entre todos, independente de raça, sexo, cor, riqueza ou religião. Que possamos cada dia lutar para que cada direito ali escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, seja de fato exercido pelo humanos. Só assim poderemos alcançar a verdadeira justiça!